Connect with us

Tecnologia

Claude AI: o que é e como funciona a Inteligência Artificial da Anthropic

Published

on

A inteligência artificial é uma tecnologia cada vez mais presente nas nossas vidas. Por isso mesmo, novas ferramentas de AI estão surgindo todos os dias. E uma delas é a Claude.ai, a assistente de inteligência artificial (IA) da Anthropic, uma startup fundada por antigos membros da OpenAI.

A ferramenta tem funcionamento semelhante a outros chatbots, incluindo o ChatGPT, o Google Gemini ou o Microsoft Copilot, mas tem alguns elementos a mais. Vejamos a seguir como funciona essa nova IA e quais são os seus aspectos específicos.

O que é a Claude.ai e como ela funciona?
A Claude.ai é uma ferramenta de inteligência artificial que foi criada para ajudar o usuário em várias tarefas – entre elas, estão a elaboração de códigos, de textos, de trabalhos e até no brainstorming para a geração de novas ideias.

Ela foi estruturada pela empresa Anthropic, que visava superar outros recursos semelhantes. O modelo mais recente dessa IA, que se chama Claude 3.5 Sonnet, tem a pretensão de ser ainda mais funcional que chatbots concorrentes. Isso é almejado por meio da execução de tarefas complexas realizadas a partir de uma linguagem bastante natural, e que imita a de uma pessoa de verdade.

Além disso tudo, a Claude.ai possui ainda habilidades de visão e linguagem, o que faz com que a tecnologia “enxergue” os elementos de uma imagem. Deste modo, ela é capaz de transcrever e analisar uma foto ou um gráfico, por exemplo.

Entre as características e habilidades da Claude.ai, estão as seguintes:
A inteligência artificial da Anthropic consegue lidar com informações complexas e manter uma conversa semelhante à humana;
A Claude.ai é formatada para fornecer conteúdo de qualidade por meio do processamento de linguagem natural;
Ela opera de forma eficiente para os usuários que são adeptos da criação de prompts detalhados para obter resultados personalizados;
Ela se presta bem para fazer resumos de documentos longos, além de fornecer bons resultados na parte de geração de conteúdo;
A Claude.ai consegue gerar trechos de código em várias linguagens de programação com base em solicitações de linguagem natural.
Quais são os tipos de conteúdos gerados pela Claude.ai?
Quem utiliza a Claude.ai, consegue gerar vários tipos de conteúdos de forma segura. Entre os principais, podemos listar:

Artigos para blogs;
Descrições de produtos;
Códigos para programação;
Resumos de textos;
Orçamentos financeiros;
Scripts e roteiros para vídeos;
E-mail marketing;
Relatórios analíticos de diversos tipos.
Vale aqui lembrar que essa inteligência artificial se caracteriza pela versatilidade, podendo ser usada em diversos setores a partir da adaptação do seu estilo e tom de voz de acordo com a necessidade do usuário ou empresas. Isso a torna uma excelente aliada para quem trabalha em áreas como marketing, programação e finanças.

É seguro utilizar a Claude.ai?
Sim, os usuários podem confiar na Claude.ia, mesmo que ela seja uma ferramenta nova. Inclusive, ela é avaliada atualmente como uma das IAs mais seguras disponíveis no mercado, já que utiliza técnicas avançadas para garantir a proteção em todas as suas etapas.

Entre os recursos utilizados para prover a segurança, estão a criptografia de ponta a ponta, as políticas rigorosas de privacidade e as medidas de segurança interna para impedir o acesso de quem não estiver autorizado.

Além disso, vale lembrar que a Claude.ai é projetada de modo a evitar a geração de conteúdo prejudicial ou inapropriado.

Quais são as características que diferenciam a Claude.ai?
A Claude.ai foi desenvolvida de modo a demonstrar certas características que tendem a ser particularmente úteis aos usuários. Entre elas estão:

Habilidade de pesquisa
Toda IA tem como característica a sua habilidade para realizar pesquisas de forma ágil e confiável, auxiliando o usuário na elaboração de trabalhos densos que envolveriam a análise de muitos documentos.

A Claude.ai, especificamente, apresenta uma excelente performance na análise e interpretação de textos longos, soltando insights que podem ser muito úteis para as pessoas. Isso não significa que ela também não precise de uma revisão humana do conteúdo antes que o conteúdo seja usado.

Conversação natural
A Claude.ai foi elaborada tendo como uma de suas características a geração de conversas naturais, semelhantes às humanas. Isso tende a diferenciá-la de chatbots de IA que costumam soar mais robóticos.

A IA da Anthropic consegue responder as solicitações de forma dinâmica, e é até capaz de entender algumas gírias ou expressões idiomáticas utilizadas por quem dá o comando. Ela também é preparada para analisar o contexto de uma conversa, resgatando interações anteriores para fazer a sua interpretação.

Por ter essa característica mais natural, ela atende a necessidades de várias áreas, que vão do atendimento ao cliente até à criação de material de marketing.

Saiba mais: Como criar foto profissional com IA e quais os melhores apps?
Foco na segurança
A Claude.ai é projetada para priorizar a segurança e a ética nas respostas. Ou seja, a proposta é devolver respostas precisas e úteis, por meio de interações que sejam sempre seguras.

Além disso, os dados inseridos pelos usuários são protegidos por meio de criptografia avançada. A IA também foi treinada para não gerar conteúdos prejudiciais ou inapropriados.

Aprendizado contínuo
As IAs, tal como a Claude.ai, são focadas em sua capacidade de aprendizado contínuo. Ela usa técnicas de machine learning para seguir constantemente aprimorando suas respostas a partir do aprendizado de dados e contextos. Ou seja, ela age de forma permanente para se tornar cada vez mais precisa.

Quais são os benefícios de usar essa inteligência artificial?
ChatGPT ou Claude.ai: qual usar?
A inteligência artificial desenvolvida pela Anthropic fornece aos usuários uma série de benefícios a partir de seus recursos avançados. A seguir, destacamos alguns deles:

Privacidade de dados
É uma prioridade máxima na Claude.ai. A ferramenta utiliza criptografia avançada para proteger todas as interações, o que assegura que todas as informações sensíveis permaneçam seguras.

Personalização
A Claude.ai também foca na sua capacidade de personalização, e está pronta para ser ajustada de acordo com as necessidades específicas de diferentes usuários e empresas. Assim, a IA consegue se adaptar perfeitamente as necessidades de organizações, como empresas que produzem conteúdo.

Compreensão da linguagem natural
A Claude.ia é também muito hábil na compreensão da linguagem natural, dentro de seu contexto. Isso faz com que ela consiga interpretar comandos complexos e entregue respostas relevantes e precisas.?

Veja também: Nova IA generativa da Nvidia cria música, voz e sons com qualquer texto
Integração com sistemas
Esta inteligência artificial foi projetada para ser integrada em sistemas e plataformas existentes. Na prática, isso significa que as empresas não precisam fazer grandes mudanças em suas estruturas para começar a usá-la.
Suporte contínuo
A Claude.ai recebe suporte contínuo e atualizações regulares, trazendo segurança às empresas quanto às suas funcionalidades e desempenhos.

Como utilizar a plataforma?
A Claude.ai opera de maneira intuitiva, e pode ser manipulada assim que o usuário a adquire ou instala. Ela então serve para diferentes propósitos, como geração de textos, conselhos, programação e todo tipo de demanda.

Sua interface foi desenhada para ser amigável aos usuários, que podem interagir com ela de maneira natural. A Claude.ai também consegue compreender contextos complexos e fornecer respostas cada vez mais detalhadas e personalizadas de acordo com o histórico de uso.

Quanto custa a Claude.ai?
No Brasil, a Claude.ia está disponível em modalidades diferentes. Veja a seguir os planos:

Plano gratuito: fornece um acesso básico ao Claude 3.5 Sonnet, com conteúdos ilimitados;
Plano Pro: tem custo de R$ 110 por usuário por mês e oferece cinco vezes mais capacidade de uso, além de acesso antecipado a novos recursos e a todos os modelos da família Claude 3;
Plano Team: tem custo de R$ 165 por usuário por mês e fornece acesso a recursos exclusivos voltados para empresas, a possibilidade de analisar documentos extensos, chat compartilhado entre colegas de equipe e ferramentas administrativas para gerenciamento de usuários.
ChatGPT ou Claude.ai: qual usar?
A Claude.ai e o ChatGPT são inteligências artificiais que estão entre as mais avançadas que existem, e são capazes de executar múltiplas tarefas com bastante eficiência. É possível dizer que cada uma delas possui alguma vantagem sobre a outra. Vejamos uma breve comparação entre ambas.
Usabilidade
O ChatGPT é uma ferramenta de IA conhecida justamente por ser versátil e fácil de usar, sendo capaz de realizar tarefas muito diferentes. Já a Claude.ai se destaca por ser mais personalizada e adaptável às necessidades específicas de cada usuário.

Desse modo, dá para dizer que a Claude.ai será mais útil em contextos empresariais, enquanto o ChatGPT é mais generalista e menos personalizável.

Compreensão de contexto
Pode-se dizer que a Claude.ai entrega uma compreensão de contexto avançada, sendo capaz de interpretar comandos mais complexos e fornecendo respostas mais precisas. Ainda que o ChatGPT também apresente uma ótima compreensão de linguagem natural, ele costuma devolver respostas mais amplas em relação ao contexto.

Preço
Os preços das duas IA variam bastante. O ChatGPT oferece planos acessíveis para uso pessoal e empresarial, trazendo níveis diferentes de acesso e funcionalidades. Enquanto isso, a Claude.ai tem um custo mais elevado, mas ainda assim pode valer mais a pena para empresas que dependem muito da precisão dos resultados.

Em resumo, Claude.ai e ChatGPT são ótimas ferramentas, mas cada uma atende melhor demandas específicas. Claude.ai tem destaque para ambientes que dependem mais da segurança, personalização e precisão contextual, como empresas. Enquanto isso, ChatGPT pode ser visto como mais versátil e mais útil para o dia a dia.

FONTE: TECH MUNDO

FOTO: SITE https://www.istockphoto.com/br/fotos/gemini

Tecnologia

Três Lagoas ganha destaque com o novo aplicativo de mobilidade urbana: App 3L

Published

on

Três Lagoas (MS) dá mais um passo rumo à modernidade e praticidade no transporte urbano com o lançamento do App 3L, o novo aplicativo de mobilidade que já está conquistando os moradores da cidade. Desenvolvido com foco em credibilidade, confiança e agilidade, o App 3L oferece uma experiência simples, segura e acessível tanto para passageiros quanto para motoristas parceiros.

Com o App 3L, o usuário pode solicitar corridas com rapidez, acompanhar o trajeto em tempo real e contar com um atendimento humanizado, feito por pessoas que conhecem bem a cidade. Além da facilidade de uso e da agilidade no atendimento, o aplicativo se destaca também pelos preços justos e competitivos, proporcionando economia e conforto no dia a dia.

Outro diferencial está na valorização dos motoristas locais, que encontram no App 3L uma oportunidade de trabalho segura e transparente. O aplicativo busca fortalecer o mercado regional e contribuir com a mobilidade de Três Lagoas, promovendo uma alternativa moderna e confiável ao transporte tradicional.

Com design intuitivo e tecnologia de ponta, o App 3L vem se tornando símbolo de eficiência, credibilidade e inovação no transporte urbano.

📱 Baixe agora o App 3L e descubra uma nova forma de se locomover por Três Lagoas — com confiança, rapidez e o melhor custo-benefício da cidade.


App 3L – Mobilidade com credibilidade e agilidade ao seu alcance.

Quer que eu monte também uma versão curta (para redes sociais ou release publicitário) com o mesmo tom profissional?

Continue Reading

Tecnologia

EUA e China travam corrida por robôs que prometem substituir humanos em casa e no trabalho; conheça os projetos

Published

on

Empresas como Figure, Unitree e Tesla desenvolvem modelos que já dobram roupas, fazem pequenas limpezas e organizam objetos. Versões básicas custam a partir de R$ 32 mil.

Empresas dos Estados Unidos e da China disputam uma nova corrida para criar robôs humanoides capazes de ajudar seres humanos em tarefas manuais em casa e no trabalho.

O objetivo é que esses dispositivos sejam usados para dobrar roupas e fazer pequenos serviços de limpeza no ambiente doméstico, bem como organizar peças e pacotes em escritórios e centros de distribuição, por exemplo.

Entre os competidores, está o robô Figure 03, eleito uma das melhores invenções de 2025 pela revista Time. Ele foi criado pela americana Figure, que tem como alguns de seus investidores a Nvidia, a OpenAI, a Microsoft e o bilionário Jeff Bezos.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O fundador e CEO da Figure, Brett Adcock, destacou à Time a importância de ser o primeiro no mercado de robôs humanoides.

Para ele, quanto maior a frota de robôs de uma empresa, mais baratos eles ficam para serem produzidos e mais dados ela coleta para aprimorar os dispositivos, criando um efeito de retroalimentação que a distancia dos demais concorrentes.

“Quem chega primeiro acaba tendo robôs cada vez mais baratos e inteligentes com o tempo”, disse o executivo. “A partir daí, fica muito, muito difícil alcançar.”
A concorrente chinesa Unitree também aposta na redução de custos de seus robôs. A empresa lançou em julho o modelo R1, que custa a partir de US$ 5.900 (cerca de R$ 32 mil).

O modelo pode parecer caro, mas já é bem mais “acessível” que o robô G1, que custa a partir de US$ 16 mil (ou R$ 87 mil) e tem especificações mais avançadas.

Celular roubado ou furtado? Veja como proteger acesso a apps de bancos
Como o WhatsApp Web virou porta de entrada para ataque hacker com foco no Brasil
Torres com câmeras se espalham por cidades e preocupam especialistas

Unitree R1 — Foto: Divulgação/Unitree

Outra que aposta no mercado de robôs humanoides é a Tesla, do bilionário Elon Musk. A empresa apresentou o primeiro protótipo ao público em 2022 e, desde então, divulga pequenos vídeos de demonstração do dispositivo.

Confira abaixo detalhes sobre três modelos de robôs humanoides: Figure 03, Unitree G1 e Optimus.

Figure 03
O Figure 03 funciona como um robô faxineiro que consegue dobrar roupas, colocar peças na máquina de lavar, limpar móveis e organizar objetos.

Ele ficou mais leve que seu antecessor – o peso caiu de 80 kg para 70 kg. Mas a altura de 1,72m, a velocidade de 1,2 m/s e a capacidade de transportar até 20 kg continuam iguais.

O robô manteve a rede neural Helix, uma estrutura que busca simular o sistema cognitivo humano. Na nova geração, ele ganhou suporte para comandos de voz e um recurso de “memória”, que o permite lembrar onde estão objetos.

Robô faxineiro Figure 03 — Foto: Divulgação/Figure

Unitree G1 e R1
O Unitree G1 combina destreza motora com aprendizado por imitação e reforço. Ele tem 43 articulações controláveis e mãos capazes de manipular objetos delicados, além de sensores e câmera de profundidade para reconhecer o ambiente.

O robô também tem um agente de IA integrado, microfones no pescoço, alto-falante no peito e bateria removível que facilita o uso contínuo.

Unitree G1 — Foto: Divulgação/Unitree

O Unitree R1, o modelo mais barato, também apareceu na lista de melhores invenções da Time. A revista afirmou que o modelo atende a pesquisadores, educadores e desenvolvedores com projetos de inteligência artificial e robótica.

O modelo pesa apenas 25 kg, conta com 26 articulações e consegue receber comandos de voz e processar imagens.

Optimus (Tesla Bot)
O Optimus, também chamado de Tesla Bot, é a aposta de Elon Musk para transformar a automação doméstica e industrial.

O robô foi mostrado em vídeos realizando movimentos de Kung Fu, dobrando roupas e carregando caixas, embora ainda de forma lenta.

O robô ainda está em fase de aprimoramento, mas já consegue reconhecer objetos, movimentar braços com precisão e responder a comandos básicos.

Robô humanoide da empresa de Elon Musk ‘luta’ Kung Fu

FONTE:G1

FOTO: https://www.istockphoto.com/

Continue Reading

Obras

Vereadores acompanham início oficial da nova iluminação pública

Published

on

O legislativo municipal seguirá acompanhando os desdobramentos da PPP e a execução dos serviços, em consonância com suas atribuições constitucionais

A nova fase da iluminação pública de Três Lagoas teve início oficial nesta sexta-feira (10), com a participação de representantes do Poder Legislativo no ato simbólico realizado na Avenida Júlio Ferreira Xavier, próximo ao piscinão de drenagem do bairro Set Sul/Vila Alegre. A cerimônia marcou a primeira ativação das luminárias modernizadas, sob responsabilidade do consórcio Brilha Três Lagoas SPE S.A., contratado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Prefeitura.

Participaram do evento o presidente da Câmara, vereador Tonhão, além dos vereadores Sargento Rodrigues (líder da administração), Marcus Bazé, Mi do Santa Luzia, Mário Grespan e Pedrinho Júnior.

Tonhão destacou o caráter histórico da ação: “sonhamos e lutamos por uma Três Lagoas 100% iluminada, e é com essa estrutura que foi inaugurada hoje que começamos a tornar esse sonho realidade. Agora é a largada para que todos os bairros recebam a iluminação de LED com tecnologia de ponta, garantindo mais segurança, economia e modernidade para nossa população”, afirmou o presidente.

Já o vereador Sargento Rodrigues ressaltou o alívio e a expectativa com o início das operações: “estamos aliviados por ver essa etapa começar de fato. A iluminação é uma demanda antiga da população, e a Câmara segue firme no apoio à administração para garantir que esse benefício chegue em todos os cantos da cidade”.

A concessão, com prazo de 13 anos, prevê investimento total de R$59,3 milhões. Entre as ações previstas estão a manutenção de lâmpadas, substituição das luminárias antigas por modelos de LED com monitoramento remoto, além da ampliação da rede de iluminação para áreas ainda não atendidas, como praças, campos, quadras e demais espaços públicos.

Antes do início efetivo, o consórcio concentrou suas atividades na capacitação técnica das equipes envolvidas, com foco em segurança, operação e atendimento às cláusulas contratuais. O legislativo municipal seguirá acompanhando os desdobramentos da PPP e a execução dos serviços, em consonância com suas atribuições constitucionais.

FONTE: CÂMARA DE VEREADORES DE TRÊS LAGOAS

TEXTO: Assessoria do gabinete
FOTO: Divulgação
(10/10/2025)


Continue Reading

Trending