Connect with us

Saúde

Câmara abre Outubro Rosa com palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Published

on

O evento marca o início da campanha Outubro Rosa, ação celebrada internacionalmente para prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente no mundo todo com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. E foi com esse tema que a Câmara sediou uma palestra nesta quarta-feira (01), por meio de uma propositura da vereadora Sirlene dos Santos. Na mesa de autoridades, a senhora Ondina Fernandes de Almeida, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Juliana Salim, secretária municipal de Saúde Pública, e o vereador Davis Martinelli.

Para falar sobre esse tema tão importante, Edmar José Cassemiro, médico ginecologista, trouxe dados sobre a doença: “o câncer de mama é a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres no mundo e no Brasil. Estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), para 2025, é de 74.000 novos casos Brasil. Sendo que 90% desses casos são causados por fatores externos (modificáveis), ou seja, possíveis de serem evitados”. Sobre as causas da doença, o ginecologista elencou o que são fatores “não modificáveis” e “modificáveis”:

NÃO MODIFICÁVEIS: sexo feminino; idade (> 50 anos); história familiar (mãe, irmã, filha); alterações genéticas.
MODIFICÁVEIS: obesidade; sedentarismo; consumo de álcool; tabagismo; uso prolongado de hormônios sem orientação médica.
E como o medo é algo que atrapalha muito a prevenção e conscientização, Edmar esclareceu alguns mitos. “Nem todo ‘caroço’ na mama é câncer, assim como o auto exame ou a ultrassonografia substitui a mamografia. Esses são mitos comuns que fazem com que muitas mulheres não façam a mamografia”, explicou. O médico finalizou afirmando que homem também pode ter câncer de mama: “este não é um mito”.

Para evitar o câncer, Edmar listou algumas ações que são primárias quando o assunto é “prevenção”: alimentação saudável (muitas frutas, verduras e fibras); atividade física regular; manter peso adequado; evitar álcool e cigarros; e amamentar (se possível). “Como ações secundárias, temos o auto exame das mamas, o exame médico das mamas, anualmente, e a mamografia (que no SUS é feito de 50 a 69 anos, a cada 2 anos ou antes se houver fator de risco)”, detalhou o ginecologista. Por fim, enfatizou: “diagnóstico precoce salva vidas”.

Juliana Salim ressaltou que, infelizmente, “só paramos para pensar quando essa dor recai sobre nossa vida, nossa família, nosso ciclo de amizades”. Sendo assim, o assunto e o cuidado com as mamas ficam esquecido. A secretária ressaltou alguns avanços, como novos equipamentos, e pequenas ações que podem ajudar a cidade nessa luta contra o câncer de mama.

Ondina Fernandes relatou sobre o trabalho da RFCC: “nosso trabalho é um ato, o ato de acolher, pois recebemos a mulher no momento mais delicado, que é após ela receber o seu diagnóstico”. E assim, deixou a Rede aberta para ajudar sempre mais. A vereadora Sirlene, propositora da palestra de abertura da campanha “Outubro Rosa”, encerrou o evento propondo uma reunião com a Rede, secretaria de Saúde e prefeito Doutor Cassiano Maia, “para unir forças e conseguir ajudar mais e mais mulheres nessa causa, nessa luta contra essa doença”.

OUTUBRO ROSA

A campanha “Outubro Rosa” é um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a Lei Federal nº13.733/2018 instituiu a campanha e que, neste período, devem ser desenvolvidas atividades, tais como:

iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

PALESTRANTE

Edmar José Cassemiro nasceu em Valparaíso/SP, em 1962, residindo em fazendas na região de Três Lagoas a partir de 1967. É filho de Sebastião Rita Cassemiro e Aparecida Benez Cassemiro. É pai de Rafael Grassi Cassemiro e Natália Grassi Cassemiro. É avô de Mateus e Ana Luisa. Atua em Três Lagoas desde 1991.

É formado, em 1987, pela Faculdade de Medicina de Vassouras/RJ. Fez ⁠Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, de 1988 a 1990, no Hospital Escola Jarbas Passarinho. Possui título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO 073/91) pela Associação Médica Brasileira. ⁠Registro de Qualificação de Especialista (RQE) nº1902/1903 pelo CRM.

É membro da diretoria da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul (SOGOMAT SUL). É professor efetivo de Ginecologia e Obstetrícia na UFMS Três Lagoas. É mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP (São José do Rio Preto/SP).


TEXTO: Cadu Xavier
FOTO: Gabriela Fernandes
(01/10/2025)

Saúde

CRAM encerra “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” com ação no Deck da Lagoa Maior

Published

on

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), encerrou a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” com a ação “Luzes por Elas”, realizada no dia 10 de dezembro, às 18h, no Deck da Lagoa Maior. O evento reuniu moradores, autoridades e representantes da rede de proteção em um momento simbólico de reflexão e reforço do compromisso coletivo pelo fim da violência contra a mulher.

A ação foi realizada em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, destacando a importância da defesa da vida, da dignidade e da segurança de todas as mulheres. Em meio às luzes de Natal, que simbolizaram união e esperança, a iniciativa buscou dar visibilidade à luta diária enfrentada por inúmeras mulheres e lembrar que a transformação social depende da participação e responsabilidade de cada cidadão.

Ação Extra – Stand na Câmara de Vereadores (12/12)
No dia 12 de dezembro, haverá um stand especial na Câmara de Vereadores, em parceria com o IST. A iniciativa contará com panfletagem, distribuição de materiais informativos e orientações sobre a rede de apoio, os serviços disponíveis e os canais de denúncia, reforçando o compromisso contínuo do município com a proteção das mulheres

FONTE: SITE PREFEITURA DE TRÊS LAGOAS-MS

Continue Reading

Saúde

Três Lagoas realiza 1º Simpósio de HIV/AIDS com foco em prevenção, cuidado e enfrentamento ao estigma

Published

on

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, realizará no dia 12 de dezembro de 2025 o 1º Simpósio de HIV/AIDS, um marco importante dentro da campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção, conscientização e ao combate ao estigma relacionado ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A programação será realizada ao longo do dia, com palestras, rodas de conversa, debates e trocas de experiências entre diferentes setores da rede de cuidado.

O evento integra as ações do Dezembro Vermelho, movimento nacional voltado à sensibilização da população sobre a prevenção do HIV, o tratamento adequado e a garantia de direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

A SMS convida toda a comunidade a participar desse encontro, que tem como objetivo fortalecer a rede de cuidado e ampliar o acesso a informações seguras e de qualidade.

SERVIÇO

1º Simpósio de HIV/AIDS
Local: Câmara Municipal de Três Lagoas – MS
Data: 12 de dezembro de 2025
Horário: 7h30 às 17h

FONTE: SITE PREFEITURA DE TRÊS LAGOAS-MS

www.treslagoas.ms.gov.br

Continue Reading

Saúde

Três Lagoas receberá Carreta da Saúde da Mulher com atendimentos gratuitos e exames especializados

Published

on

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que o município será contemplado com a Carreta da Saúde da Mulher, unidade móvel do Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). O atendimento está previsto para ocorrer de 15 de novembro a 15 de dezembro, com permanência de 30 dias na cidade.

Três Lagoas será a primeira cidade do interior de Mato Grosso do Sul a receber a carreta nesta etapa, que atenderá toda a Região da Costa leste, ampliando o acesso das mulheres aos exames preventivos e diagnósticos de média complexidade.

Durante o período, a carreta ofertará diversos exames e procedimentos especializados, entre eles:

  • Mamografia digital
  • Ultrassonografia mamária bilateral
  • Ultrassonografia transvaginal e pélvica
  • Colposcopia
  • Punção de mama por agulha grossa
  • Excisões do colo uterino (tipos I e II)
  • Biópsias de mama e colo uterino
  • Consultas médicas especializadas e teleconsultas
  • Exames anatomopatológicos de mama e colo uterino

A ação tem como foco o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher, especialmente na prevenção e rastreamento do câncer de mama e do colo do útero.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

A Secretaria de Saúde orienta que as mulheres que estão aguardando a realização de exames ou procedimentos ginecológicos e mamários, como ultrassonografias e mamografias, procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para atualizar o cadastro. Em breve, as equipes entrarão em contato para o agendamento dos atendimentos.

A Carreta da Saúde da Mulher conta com uma estrutura completa, composta por consultórios, salas de exame, equipamentos modernos e equipe multiprofissional formada por médico ginecologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe de apoio.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Três Lagoas-MS

Continue Reading

Trending